Energias alternativas: uma nova forma de economizar

Energias alternativas: uma nova forma de economizar

As energias alternativas são uma forte tendência no mercado brasileiro. E entre elas se destaca a energia solar fotovoltaica, que já assume  a posição de sétima fonte mais representativa do setor. Hoje  são mais de 2.000 megawatts (MW) de potência operacional. Os números são quase nove vezes o total do que havia há exatamente um ano: 284 MW. Os dados são da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

E as perspectivas para o setor são boas. Espera-se que o crescimento seja ainda maior. Até o final do ano,  a expectativa é de que se chegue a 3.000 MW. Isso levaria a um aumento de mais de 1000% em pouco mais de 18 meses.

Expansão pode ser maior

energias alternativasApesar de o cenário ser amplamente positivo às energias alternativas, principalmente à solar fotovoltaica, há como expandir ainda mais o potencial. Isso se deve ao fato de o crescimento da energia solar fotovoltaica ainda estar  dependente de projetos desenvolvidos no Ambiente de Contratação Regulada (ACR). Isso quer dizer que , na maioria das vezes, há uma dependência  de leilões de energia elétrica organizados pelo Governo Federal. Também há  projetos de geração distribuída que atendem os consumidores cativos na baixa e média tensão.

No entanto, há um outro universo que ainda pode ser bastante explorado:  o Ambiente de Contratação Livre (ACL), ou seja, o chamado mercado livre de energia. E isso se dá ao fato de a fonte solar fotovoltaica oferecer preços cada vez mais competitivos e já inferiores aos de outras fontes renováveis, como CGHs, PCHs e biomassa.

E isso se deve principalmente ao resultado da redução de preços de equipamentos e da acirrada competição entre empreendedores. Com isso, a energia solar fotovoltaica tem todas as características necessárias para se tornar a mola propulsora do próximo grande salto do dinâmico mercado livre de energia no curto, médio e longo prazos.

Seu negócio mais ecológico e com conta mais barata

Quer economizar até 95% em sua conta de luz? Então, você precisa optar por energias alternativas. E a melhor forma de  fazer essa redução em sua conta é usando a energia solar fotovoltaica.

Para sua residência ou negócio ter uma energia mais limpa e barata, você pode contar com a Vip Energia Solar. A Vip tem as melhores opções para sua casa ou comércio. Entre em contato conosco e saiba por que e como mudar sua fonte de energia.