Saiba por que a energia solar lhe trará economia.

economia

Saiba por que a energia solar lhe trará economia.

Ao se pensar em contratar  uma empresa para instalar células fotovoltaicas de energia solar, uma das primeiras perguntas que se vem à cabeça é o preço a ser pago. Saiba por que ao optar pela energia solar você fará economia.

Se o preço da placa solar é a sua dúvida, você vai começar a tirá-la agora. Basta continuar a leitura.

Bem mais barata

Não é novidade para ninguém que as placas solares fotovoltaicas são vendidas aos milhões em todos os países do mundo. E também não é novidade que o Brasil demorou um pouco mais para adotar esse modelo que permite mais eficiência e economia energética.

Antes, no entanto, de se falar em valores, há que se dizer que há uma enorme variação no custo das placas solares. Isso se deve aos  tipos de painel solar (tecnologia) e à eficiência das placas solares. Vale ressaltar, porém, que o tipo de placa para instalações residencias é padronizado e os custos são basicamente definidos globalmente.

A boa notícia é que que esse custo caiu tremendamente nos últimos anos. O preço da placa solar é agora cerca da metade do preço que eles estavam em 2008, e cerca de 100 vezes menor do que as placas de energia solar eram em 1977.

Como o preço é calculado

Se você pensou que haveria um preço fechado, definido, enganou-se. Para se saber o valor a ser pago é importante salientar que o preço da placa solar no mundo todo é negociado em dólares (U$) por Watt.

E, ainda que o painel solar seja fabricado no Brasil, a célula ainda não é.  E o preço da célula varia de acordo com o dólar, sendo que  60% do custo do painel solar é a célula fotovoltaica.

Supondo que uma placa solar fotovoltaica de 330Watts no Brasil seja vendida no varejo por R$679,00. Para se saber o seu real preço, será preciso dividir o valor pela voltagem.  O valor, desse modo, sera R$2,05/watt.

Outros fatores

As placas normalmente são compradas em pallets ou em contêineres.As empresas de energia solar compram as placas normalmente em “Pallets” ou em contêineres.  As pallets  têm 24 placas solares; os contêineres de 20 pés possuem 350 placas solares. Por sua vez, contêineres de 40 pés podem ter até 700 placas solares fotovoltaicas.

A quantidade importada pode ser decisiva para uma venda por um preço mais justo. Mas vale a pena lembrar que, como as células são fabricadas fora do Brasil, elas estão sujeitas à variação do dólar.

Para calcular o preço das placas solares no Brasil você precisa contabilizar também a taxa de câmbio, desembaraço, frete e impostos.  E isso aumenta um pouco mais o valor.

Economia e eficiência

Outro fator que pode influenciar no valor da placa solar é justamente sua eficiência. Quanto mais eficiente, mais caro o seu preço. Isso quer dizer que quanto maior a eficiência, maior a energia gerada por m².

Para que você tenha uma noção da diferença de capacidade, uma  placa de 16.5% gera 165Watts por m². A placa de 20.0% vai gerar 200Watts por m².

A economia também se deve ao fato  de esse setor tender apenas a ter o preço barateado. Por quê? Porque De acordo com a Lei 317/2013, equipamentos e componentes para a geração de energia solar  ficarão isentos da cobrança do imposto sobre importação. Ou seja, placas, inversor solar fotovoltaico, materiais elétricos e o sistema de fixação, todos terão seu preço ainda menor. Tal medida se deve ao fato de as usinas hidrelétricas estarem perdendo espaço no cenário nacional.

Ou seja, investir em energia solar deve ficar cada vez mais barato.

Mas, quanto vou pagar?

Ao se contratar a instalação de uma placa solar, é preciso ter em conta mais outros custos. E eles não estão ligados à placa em si, mas à instalação, à conexão com a rede, inversor e ao sistema de fixação. E os preços podem variar de acordo com a dificuldade de instalação e à região.

Portanto, um preço fechado é algo bastante difícil de se dizer, pois é preciso levar em conta todas essas variáveis. Porém, mais do que o preço em si é importante saber a economia que se pode alcançar por meio das placas e o retorno em um médio e longo prazo.

Quer saber como planejar sua instalação para que possa fazer até 95% de economia em sua conta de luz? Entre em contato com a VIP Energia Solar. A melhor solução para sua casa ou empresa está esperando por você.